A tatuagem é o resultado de um depósito de pigmentos coloridos (ou não) insolúveis na pele. Esses pigmentos formam um desenho e permanecem definitivamente na camada sub-cutânea.
Esses pigmentos são introduzidos com o uso de agulhas especiais na segunda camada do tecido epitelial (pele), na região da derme. A tatuagem surgiu como forma de expressão da personalidade há mais de 3500 anos atrás.
Além disso, ela era utilizada para distinguir indivíduos de uma mesma comunidade tribal, ou seja, dentro de uma união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas.
Segundo o jornalista João do Rio: “primeiro homem, ao perder o pêlo, descobriu a tatuagem“. Outra forma de uso da tatuagem era para marcar os fatos da vida biológica, dentre eles o nascimento, a puberdade, a reprodução e a morte.
Com o tempo ela passou a ser utilizada para relatar os fatos da vida social, como: transformar-se em guerreiro; tornar-se sacerdote; tornar-se rei; casar-se; celebrar a vida; identificar os prisioneiros; pedir proteção ao imponderável; garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário